Entrevista

Marcos da Veiga Pereira

Entrevista sobre a Pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro” com Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – (dezembro 2015)

Por que as entidades (CBL e SNEL) decidiram realizar a pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”? Quando ela começou a ser feita?

Marcos Pereira: A pesquisa começou em 1990, como uma resposta a uma demanda do CERLALC (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe, órgão ligado à UNESCO) sobre a produção de livros no Brasil.

Qual a importância dessa pesquisa?

Marcos Pereira: Ela mostra a dimensão do mercado editorial brasileiro e ajuda a pautar políticas públicas para nosso setor.

De que forma a pesquisa tem auxiliado o setor livreiro brasileiro?

Marcos Pereira: A pesquisa permite que os editores comparem seus números com os do mercado como um todo em itens como faturamento, número de livros publicados, participação de mercado e cadeia de distribuição.

Nos últimos anos vem aumentando bastante o número de editoras que colaboram com a pesquisa, respondendo seu questionário, mas quanto maior for esse número, tanto mais precisas serão as informações produzidas. O que o Sr. poderia dizer para estimular as editoras que ainda não o fazem a participarem da pesquisa?

Marcos Pereira: O que tenho dito desde que assumi a presidência do SNEL: a profissionalização de nossa indústria passa pela transparência e confiança nos números do setor, para atrair talentos que possam ajudar o nosso crescimento.